PEAS JUVENTUDE DA E. E. "DR MARIANO DA ROCHA" É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO MINEIRA
Acontecendo na Educação de Minas
Espaço meu, seu, nosso
13/04/2012
A escola como lugar do convívio social. O
tema que já permeia as discussões no ‘mundo da sociologia’, também tem o
seu destaque na comunidade escolar. Alunos e professores da Escola
Estadual Doutor Mariano da Rocha, em Teixeiras – Zona da Mata, lançam
nesta sexta-feira (13/04), o Código de Ética do aluno.
O documento, construído com a participação dos estudantes, estabelece
os direitos e deveres do aluno. Entre os deveres apontados estão:
‘Estabelecer um projeto de vida, ter sonhos’, ‘Respeitar os
profissionais e os colegas’ e ‘Preservar os móveis o espaço físico e
todos os equipamentos da escola’. Já para os direitos o documento
estabelece: ‘Ter o direito de falar e ser ouvido’, Receber ensino de
qualidade’ e ‘Correção de todas as atividades, testes, provas e
tarefas’.
“Começamos a questionar direitos e
deveres dentro do espaço escolar e identificamos a necessidade de um
código de conduta, mas que saísse dos próprios alunos, pois assim seria
mais receptivo”, recorda a diretora da escola, Maria Amélia Faria Fialho
Machado. A escola atende cerca 900 alunos dos anos finais do ensino
fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.
O projeto teve início com os alunos
participantes do Programa Educacional de Atenção ao Jovem, da Secretaria
de Estado de Educação. Dentro da oficina ‘Juventude e Formação Cidadã
no Contexto Escolar’, os estudantes pesquisaram sobre o conceito de
direito, a sua aplicação e o realizaram o estudo da Declaração Universal
dos Direitos Humanos. “Partimos da premissa que um direito não faz
valer sozinho, ele precisa de toda a sociedade. Nesse código, os
estudantes destacariam os direitos e deveres que deveriam seguir, mas
sem infringir as legislações e orientações já existentes para o espaço
escolar,”, explica professora e coordenadora do Peas na escola, Angélica
das Graças Saraiva Souza Ferreira.
O trabalho ganhou novas adesões, com o
envolvimento de todos os alunos e professores da escola. “A gente se
reunia na escola na parte da tarde e fomos elaborando algumas
informações para passar para os alunos. Depois a gente ia para as salas e
apresentava para os alunos, perguntado a eles o que eles achavam que
era direito e deveres dos estudantes”, lembra a estudante do 1º ano do
ensino médio, Juliane Aparecida Rodrigues, de 14 anos.
Sobre a oportunidade de ajudar na
elaboração do Código de Conduta do Aluno, Joel Júnior Pastor, de 16
anos, comenta que as chances do código ser respeitado por todos são
maiores, pois tem um pouco de cada um. “Os alunos convivem na escola e
sabem dos problemas e necessidades da escola. Se juntar o que eles sabem
com o que os professores sabem eles vão ter mais clareza das
necessidades dentro da sala de aula”, pontua.
Redação e Paródia
Além do Código de Conduta, a escola vai premiar com medalhas os alunos que se destacaram em um concurso de Redações e Paródias
realizado pela própria escola. “Começamos o trabalho com os direitos e
deveres no ano passado, então os nossos alunos já tinham uma bagagem
para trabalhar nos textos e nas paródias”, explica a professora de
Língua Portuguesa, Maria das Graças de Souza Mayrink.
Entre os textos premiados está o da
estudante Laís Soares Santos, de 15 anos. Em seu texto, a aluna do 2º
ano do ensinomédio falou que todos devem buscar os seus direitos e
respeitar os deveres. “Tudo isso começa na escola, onde tem pessoas das
quais podemos discordar ou concordar, mas temos que respeitar. Na escola
pública, por exemplo, existem muitas culturas diferentes e o respeito
tem que ser para todas”, explica.
Código de Conduta tem direitos e deveres apontados pelos alunos. Foto: Arquivo da Escola
O Programa Educacional de Atenção ao
Jovem existe desde 2005, e tem busca promover o desenvolvimento pessoal e
social de jovens do ensino médio de escolas estaduais. O Programa atua
em três frentes: afetividade e sexualidade; Juventude e Formação Cidadã;
Mundo do trabalho e Perspectiva de Vida. Em todas elas, são
desenvolvidas ações que colocam o aluno no papel de protagonista,
atuando como multiplicador das discussões na escola. No último ano,
foram atendidos estudantes de 500 escolas estaduais de 258 municípios
mineiros.
Município de Teixeiras / Superintêndencia Regional de Ensino de Ponte Nova
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Quero deixar aqui a grande admiração e respeito que tenho por todos vocês membros do PEAS JUVENTUDE da nossa escola “Mariano da Rocha” e parabenizar os alunos pela iniciativa que tiveram de participar na elaboração do Código de Conduta do Aluno. Achei excelente a postura de todos envolvidos porque acredito que somente através do TRABALHO EM EQUIPE poderemos mudar a realidade da educação atual em todo o país. Sou fã de todos vocês e contem com meu apoio no que precisar.
ResponderExcluirBeijos no coração de todos vocês!
Professora Eliana Márcia Vieira