PEAS JUVENTUDE DA E. E. "DR MARIANO DA ROCHA" É DESTAQUE NA EDUCAÇÃO MINEIRA

Acontecendo na Educação de Minas

Espaço meu, seu, nosso

13/04/2012


A escola como lugar do convívio social. O tema que já permeia as discussões no ‘mundo da sociologia’, também tem o seu destaque na comunidade escolar. Alunos e professores da Escola Estadual Doutor Mariano da Rocha, em Teixeiras – Zona da Mata, lançam nesta sexta-feira (13/04), o Código de Ética do aluno. O documento, construído com a participação dos estudantes, estabelece os direitos e deveres do aluno. Entre os deveres apontados estão: ‘Estabelecer um projeto de vida, ter sonhos’, ‘Respeitar os profissionais e os colegas’ e ‘Preservar os móveis o espaço físico e todos os equipamentos da escola’. Já para os direitos o documento estabelece: ‘Ter o direito de falar e ser ouvido’, Receber ensino de qualidade’ e ‘Correção de todas as atividades, testes, provas e tarefas’.
“Começamos a questionar direitos e deveres dentro do espaço escolar e identificamos a necessidade de um código de conduta, mas que saísse dos próprios alunos, pois assim seria mais receptivo”, recorda a diretora da escola, Maria Amélia Faria Fialho Machado. A escola atende cerca 900 alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos.  

Alunos ajudam a elaborar código de conduta da EE Dr. Mariano da Rocha. Foto: Arquivo da Escola
O projeto teve início com os alunos participantes do Programa Educacional de Atenção ao Jovem, da Secretaria de Estado de Educação.  Dentro da oficina ‘Juventude e Formação Cidadã no Contexto Escolar’, os estudantes pesquisaram sobre o conceito de direito, a sua aplicação e o realizaram o estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Partimos da premissa que um direito não faz valer sozinho, ele precisa de toda a sociedade. Nesse código, os estudantes destacariam os direitos e deveres que deveriam seguir, mas sem infringir as legislações e orientações já existentes para o espaço escolar,”, explica professora e coordenadora do Peas na escola, Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira.
O trabalho ganhou novas adesões, com o envolvimento de todos os alunos e professores da escola. “A gente se reunia na escola na parte da tarde e fomos elaborando algumas informações para passar para os alunos. Depois a gente ia para as salas e apresentava para os alunos, perguntado a eles o que eles achavam que era direito e deveres dos estudantes”, lembra a estudante do 1º ano do ensino médio, Juliane Aparecida Rodrigues, de 14 anos.

Trabalho começou com alunos do Programa Educacional de Atenção ao Jovem. Foto: Arquivo da Escola
Sobre a oportunidade de ajudar na elaboração do Código de Conduta do Aluno, Joel Júnior Pastor, de 16 anos, comenta que as chances do código ser respeitado por todos são maiores, pois tem um pouco de cada um. “Os alunos convivem na escola e sabem dos problemas e necessidades da escola. Se juntar o que eles sabem com o que os professores sabem eles vão ter mais clareza das necessidades dentro da sala de aula”, pontua.
Redação e Paródia
Além do Código de Conduta, a escola vai premiar com medalhas os alunos que se destacaram em um concurso de RedaçõesParódias realizado pela própria escola.  “Começamos o trabalho com os direitos e deveres no ano passado, então os nossos alunos já tinham uma bagagem para trabalhar nos textos e nas paródias”, explica a professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças de Souza Mayrink.
Entre os textos premiados está o da estudante Laís Soares Santos, de 15 anos. Em seu texto, a aluna do 2º ano do ensinomédio falou que todos devem buscar os seus direitos e respeitar os deveres. “Tudo isso começa na escola, onde tem pessoas das quais podemos discordar ou concordar, mas temos que respeitar. Na escola pública, por exemplo, existem muitas culturas diferentes e o respeito tem que ser para todas”, explica.

         Código de Conduta tem direitos e deveres apontados pelos alunos. Foto: Arquivo da Escola
Peas Juventude
O Programa Educacional de Atenção ao Jovem existe desde 2005, e tem busca promover o desenvolvimento pessoal e social de jovens do ensino médio de escolas estaduais. O Programa atua em três frentes: afetividade e sexualidade; Juventude e Formação Cidadã; Mundo do trabalho e Perspectiva de Vida. Em todas elas, são desenvolvidas ações que colocam o aluno no papel de protagonista, atuando como multiplicador das discussões na escola. No último ano, foram atendidos estudantes de 500 escolas estaduais de 258 municípios mineiros.
Município de Teixeiras / Superintêndencia Regional de Ensino de Ponte Nova


Clique nos Links abaixo para ver a publicação

http://blog.educacao.mg.gov.br/wpracs/espaco-meu-seu-nosso/

https://www.educacao.mg.gov.br/

Comentários

  1. Quero deixar aqui a grande admiração e respeito que tenho por todos vocês membros do PEAS JUVENTUDE da nossa escola “Mariano da Rocha” e parabenizar os alunos pela iniciativa que tiveram de participar na elaboração do Código de Conduta do Aluno. Achei excelente a postura de todos envolvidos porque acredito que somente através do TRABALHO EM EQUIPE poderemos mudar a realidade da educação atual em todo o país. Sou fã de todos vocês e contem com meu apoio no que precisar.
    Beijos no coração de todos vocês!
    Professora Eliana Márcia Vieira

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